perspectivas

Segunda-feira, 3 Janeiro 2011

A metástase do gnosticismo na nossa cultura

Para quem se interessa pelos assuntos ligados à evolução do gnosticismo da antiguidade tardia até aos nossos dias, passando pela degeneração do gnosticismo no monismo materialista moderno que assumiu várias estirpes (objectivismo, marxismo, pragmatismo, positivismo, neo-empirismo, etc.), aconselho a leitura do livro de António de Macedo, “Esoterismo da Bíblia”.

O livro deve ser lido com espírito crítico aguçado porque como o próprio autor reconhece, não existe objectividade nas ciências sociais (antropologia, sociologia, história, etc). Por outro lado, o livro é em si mesmo uma manifestação gnóstica e, portanto, é parcial na análise dos factos históricos, culturais e mitológicos.

Exactamente porque o livro tem essas características gnósticas, é que é uma boa muleta para (e até certo ponto) complementar escritos como os de Hans Jonas ou Eric Voegelin. A leitura do livro deve ser encarada como uma “entrada” dentro do espírito gnóstico da antiguidade e da sua evolução até aos nossos dias, por um lado, e ajuda-nos a perceber que existem manifestações ditas “católicas” e impolutamente “tradicionalistas” — e que se pautam pela assunção de uma inquestionável autoridade de direito —, mas que não passam do corolário da afirmação secular do velho gnosticismo dentro da Igreja Católica — por outro lado.

1 Comentário »

  1. Excelente, este curto postal. Confesso que esta problemática era nebulosa e motivo para dúvidas agora injustificadas. Obrigado por me colocar as ideias na ordem, Orlando!

    Gostar

    Comentar por Pedro Marcos — Segunda-feira, 3 Janeiro 2011 @ 8:32 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: