A decisão da atribuição do Prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo – inseparável das pressões económicas e políticas dos EUA à República Popular da China – é, na linha da atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2009 ao Presidente dos EUA, Barack Obama, mais um golpe na credibilidade de um galardão que deveria contribuir para a afirmação dos valores da paz, da solidariedade e da amizade entre os povos.
Terça-feira, 12 Outubro 2010
Contrastes
2 comentários »
RSS feed for comments on this post. TrackBack URI
E eis o que então diziam os dirigentes desse grande partido, o verdadeiro defensor das liberdades:
José Saramago, Prémio Nobel da Literatura – Nota da Comissão Política do PCP
Quinta 8 de Outubro de 1998
A Comissão Política do Comité Central do PCP saúda vivamente o escritor e o camarada José Saramago pela atribuição do Prémio Nobel da Literatura.
Escritor de grande mérito artístico e de indiscutível prestígio nacional e internacional, José Saramago é simultaneamente uma figura singular na vida cultural, social e política do nosso país.
Membro do PCP desde antes do 25 de Abril tem uma vida indissoluvelmente ligada à defesa da liberdade, da democracia, das grandes causas sociais e políticas dos trabalhadores na luta pela sua emancipação.
A atribuição, hoje, do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, para além de justamente consagrar um grande escritor e a sua obra, constitui igualmente um importante contributo para uma maior afirmação da literatura de língua portuguesa no mundo e para o reconhecimento do português como língua de referência importante na cultura mundial.
É com enorme alegria que o PCP, os comunistas, os trabalhadores, os intelectuais, os portugueses vivem este momento.
GostarGostar
Comentar por manuel cortes — Quarta-feira, 13 Outubro 2010 @ 12:57 pm |
Aquela gente parou no tempo; cristalizou no sistema ortorrômbico.
GostarGostar
Comentar por O. Braga — Quarta-feira, 13 Outubro 2010 @ 1:10 pm |