perspectivas

Terça-feira, 27 Julho 2010

A estupidez do João Gobern

Na sua habitual intervenção no programa da manhã da Antena 1 da RDP, João Gobern disse que era “uma estupidez” (sic) perguntar-se a um indivíduo que quer dar sangue se teve recentemente relacionamentos sexuais com um homem — isto é, se é gay. Ora acontece que a estupidez é uma característica dos estúpidos; e para além de estúpido, o Gobern é burro.

Do mesmo questionário constam também as seguintes perguntas: é hipertenso? É diabético? Isto porque tanto uns como outros não podem dar sangue. E não consta que haja estúpidos na rádio a protestar contra a existência de tais perguntas nos formulários para dádiva de sangue.

Naturalmente que aqui a estupidez do Gobern descarrila e muda de linha: “a homossexualidade não é uma doença, como é a diabetes ou a hipertensão”. É este o argumento que vem a seguir, porque parte do princípio estúpido — à boa maneira do João Gobern — de que não existem grupos culturais e sociais com maior risco de contrair o HIV do que outros grupos.

Um recente estudo científico e estatístico realizado no Brasil (procurem no Google) revelou que 10% dos homossexuais masculinos brasileiros estavam infectados com o vírus do HIV. O mesmo estudo revelou que 0,8% dos heterossexuais masculinos tinham o vírus. Naturalmente que o estúpido do Gobern vai dizer que “0,8% dos heteros é mais gente do que 10% dos gays”.

Naturalmente que a visão estupidificada (pela política correcta) do João Gobern não lhe permite ver que a triagem dos dadores de sangue tem que ser feita em função da incidência relativa (percentagem) do HIV em grupos sociais e/ou culturais, e não tem — nem deve ter — em conta números absolutos, ou a ideia de que não existem grupos de risco com características diferentes.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: