perspectivas

Domingo, 16 Maio 2010

As ameaças de Manuel Alegre

Filed under: Política,religiões políticas — O. Braga @ 1:02 pm
Tags: ,





O candidato à presidência da república, Manuel Alegre, ameaçou no seu site de candidatura levar a tribunal todos os que se atrevam a contar a sua história, de como um desertor do exército português pretende agora chegar a comandante-em-chefe das Forças Armadas de Portugal. Manuel Alegre segue assim o exemplo do seu chefe, José Sócrates, ameaçando enviar para tribunal toda a gente que se atreva a mencionar os factos da sua história pessoal.

O livro de Patricia McGowan publicado em 1979 e de que tenho uma cópia, conta a história de Manuel Alegre vivida por dentro, ou seja, a história contada por uma testemunha ocular dos acontecimentos em que participou Manuel Alegre.

Patricia McGowan Pinheiro, filha de pai português e mãe britânica, participou nos movimentos de oposição ao regime de Salazar desde os 17 anos de idade. Foi membro do partido comunista inglês. De 1962 a 1966 viveu na Argélia onde foi redactora do jornal argelino “Révolution Africaine”. Foi-lhe proibida a entrada em Portugal de 1961 a 1971. Cursou direito na universidade de Liverpool e McGill University em Montreal. Licenciou-se em Ciências da Educação e em Gestão de Empresas pela universidade de Londres.

Hoje, já ninguém se lembra do testemunho de Patricia McGowan, e Manuel Alegre tira partido do desconhecimento da História, nomeadamente pelos mais jovens. Seria útil uma nova edição deste livro.

5 comentários »

  1. Ah ele é isso? Censura? “Foscas”, e eu que apoiei a candidatura dele anterior sem saber… Estamos entregues à bicharada, pare que não há um que se aproveite!

    Gostar

    Comentar por Henrique Sousa — Domingo, 16 Maio 2010 @ 4:11 pm | Responder

  2. Que preciosidade esse livro !

    Gostar

    Comentar por Luis Ribeiro — Segunda-feira, 17 Maio 2010 @ 12:55 pm | Responder

  3. Seria interessante conhecer o pensamento de Manuel Alegre sobre esta petição:

    PELO FIM DA ACUMULAÇÃO IMORAL DE PENSÕES E SALÁRIOS – PETIÇÃO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
    http://www.peticao.com.pt/acumulacao-pensoes-salarios

    A acumulação de pensões e salários é uma injustiça flagrante e ainda mais em tempos de crise!
    Quem está no activo e recebe o ordenado correspondente, não deve receber qualquer pensão de reforma ou de aposentação, porque estas devem estar reservadas para quem estiver fora do serviço activo, em funções públicas ou privadas, salvo quando o valor da pensão seja inferior ao salário mínimo.
    O exemplo deve vir de cima, como o do actual Presidente da República que recebe três reformas além do ordenado de Presidente, tal com o anterior, que recebia uma reforma, além do vencimento presidencial, como de muitos ex-ministros, deputados e autarcas, que continuam em funções públicas e privadas, a acumular salários e pensões de reforma, com injustificado prejuízo para o sistema de segurança social e pela redução de postos de trabalho para os jovens.
    Quando se discute a redução do subsídio de desemprego e de outras prestações sociais, é estranho mas significativo, que os nossos políticos ainda se não tenham lembrado de moralizar o sistema e terminar a acumulação imoral de pensões e salários, de que são os principais beneficiados.
    No dia em que o Senhor Presidente da República recebe vários ex-ministros, beneficiados pelo sistema, inicia-se esta petição, pelo fim da acumulação imoral de pensões e salários, destinada a submeter à AR a análise desta questão, em particular quando pensão e vencimento ultrapassem o valor de três (3) salários mínimos.

    Gostar

    Comentar por Carlos Monteiro — Domingo, 30 Maio 2010 @ 12:09 am | Responder

  4. Corri tudo quanto é livraria á procura desse livro. Como conseguiu cópia? Pode responder para o meu e-mail.Obrigada.

    Gostar

    Comentar por antonieta — Sexta-feira, 14 Janeiro 2011 @ 2:08 pm | Responder

  5. Antonieta: eu comprei o livro em 1979 / 1980 (por aí). Naturalmente que eu acredito que este livro não voltará a ser editado, porque vai contra interesses instalados. Qualquer coisa: contacto: espectivas@gmail.com

    Gostar

    Comentar por O. Braga — Sexta-feira, 14 Janeiro 2011 @ 4:30 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.