perspectivas

Quinta-feira, 18 Fevereiro 2010

A armadilha de Pinto Monteiro e a destruição da linguagem

Depois de ter utilizado a expressão “indícios probatórios” que parece fazer parte de uma novilíngua jurídica/orwelliana, o procurador-geral da república, Pinto Monteiro, insiste nos eufemismos e vem agora dizer que “tentar influenciar a comunicação social não é crime”, referindo-se às escutas que já levaram à demissão de um administrador da Portugal Telecom em representação do Estado.

Para Pinto Monteiro, tudo o que se indiciou através das escutas telefónicas no processo “face oculta”; tudo o que o procurador e o juiz de instrução de Aveiro consideraram como sendo “indícios fortes” de crime contra o Estado de Direito, não passa de uma mera e simples actividade de lobbying político por parte do governo de José Sócrates em relação à comunicação social.

Como em política, o que parece, é, podemos concluir que Pinto Monteiro dá uma ajuda ao branqueamento jurídico e político de um “forte indício” de um crime; Pinto Monteiro colabora com um crime que, com alto grau de credibilidade, existiu.

A verdadeira armadilha em todo este processo foi a preparada por Pinto Monteiro quando se serviu da justiça para travar a justiça, o que nos dá um novo e forte indício de crime de atentado ao Estado de Direito, de que decorre o facto de termos uma justiça fora-da-lei. Ademais, se existiam dúvidas sobre o alinhamento político de Pinto Monteiro em todo este processo, essas dúvidas deixaram de existir.

1 Comentário »

  1. Pelo que se viu desde o princípio, mesmo com a agora “missing in action” Cândida Almeida, as minhas dúvidas foram muito raras até que, pouco tempo depois, deixaram de existir de todo.

    Gostar

    Comentar por ruvasa — Quinta-feira, 18 Fevereiro 2010 @ 9:21 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: