perspectivas

Domingo, 7 Fevereiro 2010

Um dia destes, vamos ter um “subsídio de coito” estatal para José Sócrates

« Esta ideologia “progressista”, “moderna”, que oscila entre banir as mulheres em nome da igualdade de género e remetê-las para o fim das listas eleitorais para fazer a quota, conduz direitinho a estes almoços de senhoras/meninas ministras e secretárias-de-estado ― e, como não chegam para compor a mesa, convidam-se outras para fazer o número e ficarem honradas com o convite.

(…)

Como escreve o João César das Neves, não há mesmo almoços grátis. »

― Zita Seabra, no JN de hoje


A ironia de Zita Seabra diz tudo, mas ela não pode ser mais explícita não só por uma questão de polidez, mas também porque um dia destes o JN censura-lhe a coluna dominical. Ora, como eu, de “polido” não tenho nada, aqui vai.

O primeiro-ministro de Portugal trata o Estado como uma quinta sua ou propriedade privada. Organiza-se um almoço em que o protagonismo não pertence de facto aos membros femininos do governo, mas antes a quem se convida, aparentemente, para compor o ramalhete das “12 à mesa”. E o Estado paga. Qualquer dia, Sócrates cria ― com o apoio do bloco de esquerda ― uma nova alínea no Orçamento de Estado para a elite política: o subsídio de coito. Se não for para ele, que seja para a “irmandade misógina”; os amigos são para as ocasiões.

O feminismo (decorrente da teoria do discurso) é muito útil para convencer as mulheres de que os homens as respeitam ― um respeito formal (politicamente correcto) e não necessariamente intrínseco. E como escreveu Helena Matos, quando as mulheres “não se comportam com o recato e a simpatia discreta que a irmandade misógina do discurso igualitário lhes exige”, ― e a partir daqui já sou eu a falar ― tornam-se mais difíceis de ser “comidas de cebolada”.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: