perspectivas

Sexta-feira, 15 Janeiro 2010

A tragédia humana no Haiti

Filed under: Religare — O. Braga @ 5:28 pm
Tags: , , , , , ,

A terra tremeu no Haiti e a tragédia entrou pelas nossas casas adentro. Dezenas de milhares de mortos são estimados, famílias desfeitas, sobreviventes que lutam pela sobrevivência; um povo desesperado que não consegue sequer agora pensar no futuro. No Haiti vive-se um eterno presente, porque o passado é um inferno que se quer esquecer e o futuro não tem nome.

Em momentos de aflição como o que se vive no Haiti, reaparece a nossa alma neolítica; quando o chão treme violentamente debaixo dos nossos pés, deixamos por momentos de acreditar na ciência e na técnica; duvidamos do racional e do irracional. Apenas nos resta, nesses momentos em que a realidade objectiva parece desabar à nossa volta, a fé no arracional e no super-racional.

O arracional é tudo aquilo que não é racional nem irracional, como é o caso do Ser e da Existência. Perante uma tragédia daquela dimensão reduzimos a nossa realidade ao Ser e à Existência que, aparentemente sem razão de ser, são e não deixam de ser. E do arracional somos transportados para o super-racional que está presente em toda a criação e do qual deriva a arracionalidade da existência e do ser. E é por isso que, em uma situação-limite daquela natureza, rezamos nós como rezam os haitianos, para que possamos re-apreender o mito que tudo engloba ― o racional, o irracional, o arracional e o super-racional ― e sem o qual não podemos viver.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: