perspectivas

Sexta-feira, 18 Dezembro 2009

O banco-de-horas e o patronato burro que temos

Filed under: economia — O. Braga @ 7:57 am
Tags: , , , , ,

Temos uma classe patronal que é o superlativo absoluto simples da burrice. Ainda não se deram conta de que um banco-de-horas exagerado ― como aquele que exige que os empregados dos supermercados trabalhem 70 horas por semana ― acaba por reduzir a produtividade do trabalhador através de quebras de produção no mínimo de 2 a 3 horas por cada trabalhador / semana. Se multiplicarmos 2 horas de produtividade baixa por todos os trabalhadores do sector que entram num banco-de-horas exagerado, verificamos que os patrões estão a perder dinheiro em barda. Pura burrice.

O mesmo se passa com os trabalhadores dos STCP (Serviço de Transportes Colectivos do Porto) que estão em greve de zelo contínua desde o princípio de Dezembro e que tem causado o caos no trânsito da cidade. Conduzir um autocarro durante oito horas seguidas no meio do trânsito infernal, e depois ainda ser chamado a cumprir um excesso de trabalho para o banco-de-horas, não é a mesma coisa que estar sentado numa caixa de um supermercado durante oito horas e trabalhar depois duas ou três horas extra.

O banco-de-horas surte efeito até um determinado limite de horas extra. É preciso que o patronato burro entenda isso de uma vez por todas.

É preciso que o Sr. Belmiro de Azevedo [e o resto do patronato burro] entenda que a ideia de que “os portugueses são mais preguiçosos do que os outros europeus” (sic) é falsa ― conforme afirmado pelo patrão da SONAE em uma entrevista a uma rádio inglesa e da qual tenho uma gravação em meu poder. E depois, esse mesmo patronato burro, que não sabe gerir racionalmente os seus recursos humanos, diz que não encontra soluções para o aumento do salário mínimo decretado pelo governo, e amua.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: