perspectivas

Sábado, 30 Maio 2009

O milagre de Fátima

Filed under: Quântica,Religare — O. Braga @ 9:08 am
Tags: , , , , ,
Clique p/ aumentar

Clique p/ aumentar

O que se passou em Fátima em 1917, com a “dança do sol” testemunhada por milhares de pessoas, tratou-se de um fenomenal “salto quântico” operado à escala humana, e que só foi possível ter acontecido por acção de uma força de uma grandeza extraordinária.

Os “saltos quânticos” são vulgares e comuns no microcosmos, mas à escala humana prevalece o determinismo clássico definido no postal anterior. Os “efeitos de túnel” acontecem na quântica devido aos “saltos quânticos” dos objectos no microcosmos [por exemplo, quando um electrão em órbita em relação ao núcleo, “baixa” inopinadamente a sua órbita para uma mais próxima do núcleo, libertando assim energia e criando um “efeito de túnel”, ou quando o “efeito de túnel” é criado por dois protões perto do centro do nosso sol, quando estes se aproximam o suficiente um do outro para iniciar uma reacção nuclear].

Contudo, os físicos quânticos sabem e escrevem que o determinismo clássico é apenas aproximado. Se o sol nasce todos os dias é porque a construção material à escala humana segue o “caminho da acção mínima” [Feynman = “na natureza, o movimento no espaço através do tempo é de tal forma que a acção é minimizada”, isto é: S= ∫ T-V dt = mínima, em que S é a acção, T é a energia cinética, V é a energia potencial, e t é o tempo.]

A Terra roda à volta do sol de acordo com as leis de Kepler, de acordo com a dinâmica de Newton, mas também de acordo com a mecânica quântica.

Mas até os grandes objectos à nossa escala [em princípio] estão também sujeitos ao “efeito de túnel”. Se a gravidade do Sol impede a Terra de se afastar de uma determinada órbita, existe (em princípio) a possibilidade de o nosso planeta poder sofrer um “efeito de túnel” através de um “salto quântico”, e de repente mudar-se para a órbita de uma outra estrela do universo. Naturalmente que a probabilidade de que um salto quântico desta natureza ― e à nossa escala ― possa acontecer é muitíssimo pequena, mas a verdade é que o determinismo absoluto não existe nem mesmo à nossa escala, o que significa que os chamados “milagres” são perfeitamente possíveis. O que impede a Terra de se mudar para outro ponto do universo através de um efeito de túnel é a aplicação à nossa escala do princípio de Feynman do “caminho da acção mínima”.

Os milagres são fenómenos à nossa escala que desafiam o “caminho da acção mínima” por via de uma força de uma tal grandeza praticamente incomensurável que consegue provocar uma quebra do determinismo clássico e criar um “hiato” nas leis da Física clássica relativas ao espaço-tempo.

Por exemplo, a probabilidade de a “dança do sol” que ocorreu em Fátima em 1917 venha a acontecer novamente, é ínfima, mas essa possibilidade existe. O problema das pessoas que testemunharam o fenómeno é o de que outras imbuídas de um espírito científico clássico não acreditavam nelas, dizendo que o fenómeno de Fátima tinha sido uma alucinação colectiva e simultânea de milhares de pessoas. A mecânica quântica diz-nos que o que aconteceu em Fátima é perfeitamente possível. E a força descomunal que provocou o fenómeno quântico à nossa escala, só pode ter sido de origem divina; o que aconteceu à hora do meio-dia de 13 de Outubro de 1917 em Fátima, foi um milagre.


What is quantum tunneling?

http://www.youtube.com/watch?v=6LKjJT7gh9s

1 Comentário »

  1. Ainda não tive vagar para ver o filme todo. Ainda bem que vem aí o Verão, vou aproveitar para pôr leituras em dia. O princípio da acção mínima tem uma história anterior a Feynman, há muitos fenómenos que se podem explicar assumindo que a natureza procura «poupar» tempo e trabalho. A luz, por exemplo, ao passar de um meio para outro segue o caminho que demora menos tempo e não o caminho mais curto. Refiro-me ao fenómeno da refracção.

    Gostar

    Comentar por Henrique — Segunda-feira, 1 Junho 2009 @ 1:24 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: