Tenho muitas dúvidas sobre a eficácia da nova política norte-americana em relação a Cuba. Penso mesmo que um sinal norte-americano de abertura ao regime ditatorial de Cuba numa altura em que 13 países marxistas da América Latina se reúnem para formarem a chamada “Pátria Latina” (de que Cuba faz parte), veio na pior altura.
É certo que 40 anos de isolamento cubano não fizeram cair o regime sanguinário de Fidel Castro. Cuba é uma ilha não só no sentido geográfico e territorial, como no sentido ideológico. A ilha isola-se do mundo pelo não-confinamento territorial. Cuba não tem vizinhos com que se preocupar, e por isso inventa damas quixotescas a quem acudir e moinhos de vento para combater, auto-justificando-se, assim, o regime.
Cuba viveu, vive e viverá um eterno síndroma de Helsínquia, independentemente da abertura norte-americana; é uma ilha-nação cercada de inimigos por todos os lados, e a complacência com a ditadura só irá exacerbar a psicose cubana que se pauta pela necessidade de exportar o regime ditatorial ao mundo circunvizinho, como forma de justificar a sua própria patologia identitária e idiossincrática, da qual parece não conseguir sair pelos seus próprios meios.
Por outro lado, Obama segue à risca a cartilha ideológica da ex-União Soviética e do KGB. Ao mesmo tempo que se abre a Cuba, apresenta sinais claríssimos de pretender isolar Israel. Hoje, e como nunca aconteceu desde 1917, é mais seguro ouvirmos aquilo que Putin diz do que escutarmos Obama. É claríssimo que é o primeiro que dita a política internacional; o resto são títeres que se movem numa espécie de teatro de sombras.

Bilderberg 2008 -- Marriot Hotel, Wa, USA
Adenda: estou neste momento a ver este filme (duas horas aprox.) Estou a meio do filme, e até agora não há nada nele que desdiga este postal, e alguma contradição que possa aparecer entre o filme e este postal é esclarecida neste outro.
Filme a não perder: “Obama deception”
http://citadino.blogspot.com/2009/04/o-desmascarar-completo-do-salvador.html
GostarGostar
Comentar por Victor Rosa de Freitas — Terça-feira, 14 Abril 2009 @ 4:41 pm |