perspectivas

Terça-feira, 10 Março 2009

Confusão ideológica

Filed under: cultura,Política — O. Braga @ 3:08 pm
Tags: ,

Há quem diga que “as ideologias acabaram” com a queda do muro de Berlim; não sei como se pode ser tão estúpido ao ponto de se afirmar uma coisa dessas, tanto que a ideologia neoliberal nunca esteve tão activa como a partir do fim da década de 80 do século XX.

Contudo, é evidente que tanto as elites intelectuais como o povo andam confusos, porque as ideologias parece terem seguido uma lógica hegeliana de síntese dialéctica, e perante os sincretismos que definem as novas Teses, ficamos sem saber muito bem quais são as novas Antíteses. Sobretudo, ficamos sem saber muito bem o que existe realmente de novo a nível ideológico, porque parece que existe um esforço de recuperação revivalista de Teses passadas que se entrosam noutras velhas teorias, assumindo novas sínteses e sincretismos que raiam, mais uma vez, o absurdo e a irracionalidade.

Há quem diga que o Ambientalismo é uma nova Tese ideológica. Depende do que chamamos de “novo”: Rousseau foi um ambientalista essencial. Não vejo nada de novo. Os “Verdes” surgiram do movimento estudantil de Maio de 1968 ― já lá vão 40 anos. Onde está a novidade? A única coisa que eu vejo de novo são as velhas Teses redesenhadas através de sincretismos absurdos, e cujas Antíteses se recusam a se assumir como tais porque já fizeram a sua história.

Por isso, o que há realmente de novo é o facto de as ideologias não terem acabado; continuam essencialmente as mesmas, travestidas em novos rituais: alteraram-se a linguagem e os signos para se continuar a dizer exactamente a mesma coisa. A dialéctica continua a mesma de sempre: a que confronta a liberdade com a tirania.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: