perspectivas

Terça-feira, 21 Outubro 2008

Jornal de Notícias: o pasquim oficial do Socretinismo

O Jornal de Notícias está a transformar-se, cada vez mais e sem qualquer mostra de vergonha, no pasquim oficial de apoio político ao governo de José Sócrates. No domingo passado chamaram-me à atenção duas parangonas na capa do pasquim:

A primeira pasquinagem do folheto socretino:

PORTUGAL É O QUARTO PAÍS DA UNIÃO EUROPEIA ONDE MENOS SE TRABALHA

Por algum raciocínio misterioso, o JN chega à conclusão de que o português trabalha, no sector privado, em média 38,8 horas por semana. Quem trabalha em Portugal, nas actuais condições laborais, sabe que isto é uma rotunda mentira sem pingo de vergonha. Penso que deveria existir uma associação de trabalhadores (ou um sindicato que seja), que processasse judicialmente o pasquim JN por atentado ao bom nome dos trabalhadores portugueses, que muitas vezes são obrigados a ficar a trabalhar fora de horas sem qualquer remuneração ― isto se não quiserem ir para fila do próximo despedimento.

O Jornal de Notícias é inqualificável; é o protótipo do que chamamos de “me®dia”. Os me®dia, a que pertence o JN, não têm nome possível, porque já não é a primeira vez que tentam justificar a política salarial de miséria promovida pelo governo ― e que se pratica em Portugal ―, com falsos “fait-divers” como este.

Depois, seguindo o tal raciocínio dos números publicados que ninguém sabe de onde vieram, os pasquineiros de serviço no Jornal de Notícias escrevem que o país onde se trabalha mais é a Bulgária, com 41,7 horas. Mesmo que notícia do pasquim me®diático fosse verdadeira ― que não é, porque quem trabalha em Portugal no privado sabe que não é ― a diferença entre Portugal e a Bulgária seria de 3 horas de trabalho semanais; mas quem olhasse para a parangona do pasquim, sem ler o artigo no interior do dito, ficaria concerteza com a ideia de que os portugueses eram uns calaceiros de primeira apanha.



Dogging poliamórico

A segunda pasquinagem em parangonas do JN de domingo, assinado pelos pasquineiros Helena Norte e José António Domingues, era a seguinte:

O FIM DA MONOGAMIA: POLIAMOR É O NOVO MODELO DE RELAÇÃO ABERTA, SEM EXCLUSIVIDADE EMOCIONAL E SEXUAL

E na página da notícia, escreve o pasquim em uma mini-parangona, em claro tom de aprovação:

NÃO HÁ RISCO PARA AS CRIANÇAS (link)

O que pretende o JN? Simplesmente segue instruções políticas: preparar o “caminho dos costumes” ― que hoje até podem ser adoptados por uma meia dúzia de casais swingers emocional e psicologicamente desequilibrados ― para que se torne uma moda, e depois, passe a ser objecto de uma legislação que responda às “reivindicações de igualdade de direitos segundo a Constituição da República”, e transforme o costume injectado pela propaganda dos me®dia, em lei.

Em nome da ideia justificativa de que “a lei deve seguir o costume”, injecta-se primeiro ― através de propaganda nos me®dia teleguiada pelo poder socretino e bloquista ― a valoração de um tipo de cultura (e de costumes) que faz retornar a nossa sociedade à idade da pedra, pintando esses costumes como sendo “coisa nova e moderna”. Depois, fazem-se leis para acomodar esses costumes, e finalmente vêm-nos com o argumento de que “as leis seguiram os costumes”, e não o contrário.

Chama-se a isto “cometer um crime público lesa-cultura sem deixar impressões digitais”.


Uma coisa é certa: hei-de- fazer aqui neste blogue toda a campanha negativa possível contra o pasquim “Jornal de Notícias”. Muito do dinheiro que JN gasta em publicidade será desperdiçado pela campanha negativa que eu, e muitos outros como eu, faremos na blogosfera contra o mau jornalismo e o péssimo serviço que esses pasquineiros prestam à sociedade.

Outros postais sobre o Jornal de Notícias.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: