perspectivas

Quarta-feira, 1 Outubro 2008

O jornalismo de causas: a cabala foi bem montada

Filed under: me®dia,Política — O. Braga @ 3:04 pm
Tags: , , ,

Existe um senhor comentador em economia do Rádio Clube Português, de sua graça Camilo Lourenço, que em vez de economia fala sistematicamente de política, e não bastasse isso, mesmo em situações em que o governo de José Sócrates mete escandalosamente “o pé na argola”, o Sr. Camilo prefere criticar a oposição. Mas o Sr. Camilo não é o único: existe um anafado comentador de economia da TSF (que também colabora com o telejornal da TVI) que não faz outra coisa do que tentar dourar a pílula da política económica deste governo para a tentar fazer engolir aos portugueses.

A crítica de hoje do Sr. Camilo em relação à oposição foi a de que Manuela Ferreira Leite não fala todos os dias para os me®dia. O Sr. Camilo está habituado a que os político se sujeitem ― de uma forma canina ― aos me®dia, e quando aparece um político que impõe uma disciplina no seu contacto com os me®dia, o Sr. Camilo estranha e critica.
O Sr. Camilo sabe bem que os me®dia engajados e controlados politicamente podem destruir a imagem de um político em pouco tempo, como aconteceu com Marques Mendes ― que se arrastou na liderança do PSD depois de toda a gente ver, através da propaganda socialista através dos me®dia, que a coisa não ia dar em nada ―, e Luís Filipe Menezes que evitou uma situação semelhante à de Marques Mendes, demitindo-se. Por isso, o Sr. Camilo critica Manuela Ferreira Leite, porque se ela fala pouco, os me®dia não têm onde se agarrar para fazer o seu trabalho destrutivo e politicamente engajado.

Num país em que o predilecto e delfim de Álvaro Cunhal ― o Sr. Pina Moura que foi secretário particular do líder histórico dos comunistas portugueses ― chega a patrão da TVI, espera-se tudo; incluindo a validação moral da vergonha inenarrável. Estamos entregues à bicharada (literalmente).

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: