perspectivas

Sexta-feira, 19 Setembro 2008

A fantochada da Autoridade da Concorrência

Filed under: economia — O. Braga @ 12:19 pm
Tags: , ,

Hoje foi notícia a descoberta do cartel de 7 empresas de “catering” que durante 10 anos roubaram o Estado em cerca de 170 milhões de Euros. Desde logo, este número deve pecar por defeito, porque não convém que o escândalo de uma regulação da concorrência falhada cause mais alarido do que já acontece com a escandalosa política de preços da GALP.

Naturalmente que depois vemos economistas de serviço nos me®dia ― e principalmente aquele mouro que frequenta o Rádio Clube Português ― dizer que não existem cartéis em Portugal, e que pessoas como eu são ignorantes, eles é que sabem e coisa e tal. Vivemos um período negro da nossa História, porque quem combate a esquerda radical utiliza exactamente os mesmos meios desta: tentam enganar o povo. A vergonha passou de moda.

Podem dizer que a Autoridade da Concorrência funcionou porque descobriu a marosca da EUREST & CIA LDA, mas a verdade é que durante 10 anos deixou passar o negócio ilegal. Podemos perguntar porque é que só agora o cartel foi descoberto; podemos perguntar quem, dentro da estrutura do Estado, protegeu o cartel durante tanto tempo; e por isso, na prática podemos dizer que a regulação da concorrência não existe, porque ao permitir que um cartel opere durante dez anos é prova suficiente da sua ineficácia.

, ,

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: