perspectivas

Domingo, 4 Maio 2008

A Natureza racional

Filed under: Religare — O. Braga @ 9:55 am
Tags: , , , ,

E=mc² A Natureza não é alheia à Razão, e tudo o que é anatural é normalmente ilógico. Existe uma coincidência muito grande entre a Razão que permeia a Natureza e a nossa Lógica, e por isso, esta deve ser considerada como válida.

A matéria obedece às mesmas leis que a nossa Lógica obedece. Quando a Lógica nos diz que algo deve ser de determinada maneira, normalmente a Natureza está de acordo, e seria ilógico que alguém pensasse que tudo isso acontece por mero acaso.

Algumas pessoas pensam que a inteligência da mente humana é produto da Natureza, assumindo simultaneamente que a Natureza é, ela própria, desprovida de uma genética inteligente – o que é ilógico. Como é possível que a Natureza produza algo que ela própria não tenha já inscrito no seu ADN? Se a Lógica que funciona nas nossas mentes fosse o resultado de uma Natureza sem inteligência primordial, a Lógica seria o resultado de algo improvável, porque as leis que condicionam a Lógica que nós utilizamos e que nos obrigam a pensar, são as leis de acordo com as quais todos os eventos ocorrem no espaço-tempo.

O ser humano que pensa que o Universo é o resultado de uma cadeia aleatória de acontecimentos resultante de um qualquer mecanismo caótico e ilógico na sua génese, não consegue (ou não quer) assimilar a Lógica na sua mente, recusa-a, o que significa que não compreende porque cria a necessidade artificial de mais evidências do que aquelas que a própria Lógica já nos dá e que seriam logicamente suficientes. Seria como se esse ser humano só aceitasse a inteligência subjacente à criação do Universo se as hortaliças do seu quintal, para além de serem produto das leis da Botânica, também dessem aulas de Botânica; ou se, ao acabar de fumar um cigarro, o fumo que expelisse escrevesse as seguintes letras no ar, devidamente conjugadas e sincronizadas: “Este é o fumo do último cigarro que acabei de fumar às 12:45 horas de hoje, aqui em Vila Nova de Gaia”. Para esse ser humano, não há Lógica que valha.

Votos de um bom domingo.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: