perspectivas

Segunda-feira, 28 Abril 2008

Pierre Klossowski


“Jovem Travesti”, de Klossowski

Quando falei aqui sobre o artista sul-americano que expôs um cão a morrer à fome e sede como sendo um objecto de arte, e do alemão que colocou um moribundo nas mesmas condições, não me lembrei, neste post, de dar os nomes aos bois que precederam as duas bestas supracitadas: um deles, é Pierre Klossowski, e outro é Michel Foulcault — este último, amigo do primeiro e um pedófilo inveterado, orgulhoso desse facto e publicamente assumido. É desta merda de que se orgulha a cultura contemporânea.

Klossowski era um obcecado por imagens sadistas, tanto em desenhos que fazia, como nos livros que escreveu (por exemplo, “Sade, o meu próximo”). Como não poderia deixar de ser, Klossowski adorava Nietzsche.

Um dos desenhos de Pierre Klossowski (não confundi com Balthus, o seu irmão) ilustrava um monge a sodomizar um menino, o que encantou e entusiasmou Michel Foulcault. Noutro desenho, uma mulher nua estava amarrada numa cama enquanto um anão a fornicava; e dos livros que mais gostou de publicar, o “Baphomet” conta a estória do triunfo do anticristo sobre a ordem divina.

Estão a ver como a merda se transmite por via cultural? E pior: a cada geração que passa, o ar torna-se mais pestilento.

Anúncios

1 Comentário »

  1. parabéns. você é uma pessoa do bem. mas não dá pra ter tudo. pra pensar é preciso ter coragem de se infernar, de ser inferno pra si e pros outros. você não vai entender, porque não é questão de entender. tá no corpo como uma peste, de fato, e quem pretende ser puro, ai ai, nem suspeita (ou então saca mui bien o que diz querer, um mundo limpo, higienizado e higienizante,tudo cheirando a álcool e formol). parabéns, de novo.

    só um detalhe: você não quis dizer “pederasta”. é… já não se fazem moralistas como antigamente. noutros tempos eles ao menos sabia distinguir as modalidades de depravação, os vícios, os pecares. tempos difíceis os nossos, não?

    atenciosamente,
    uma besta pestilenta, reproduzindo-se imaculadamente…

    Comentar por besta pestilenta — Terça-feira, 29 Março 2011 @ 4:30 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.