perspectivas

Segunda-feira, 29 Outubro 2012

José Sócrates e Passos Coelho são o complemento um do outro

Referindo-se a José Sócrates, diz-se dele que é um “filósofo-retro”. Considero isso um insulto, porque “retro” sou eu. O mais que José Sócrates pode ser é “progre”. Há que ter uma noção de etimologia quando se constroem neologismos: criatividade não é aleatoriedade e caos.

O problema do escriba e do PSD do Pernalonga, é que ambos são “progre”; e, por isso, têm a necessidade de apodar de “retro” aquilo que não é, para assim se “demarcarem da concorrência”.

Adriano Moreira — outro “retro” — escreveu o seguinte no seu livro “Tempo de Vésperas”:

“Não é aceitável chamar “prudência” à incapacidade de correr riscos, ou chamar “ponderação” à falta de capacidade para tomar decisões, ou chamar “paciência” à falta de sentido para agir a tempo. E assim por diante a misturar o sim e o não da vida, a inverter os sinais, a deturpar as palavras, a recusar as opções, como se a natureza das coisas pudesse ser iludida.”

Esta sentença de Adriano Moreira serve tanto para José Sócrates como para Passos Coelho: o primeiro porque “invertendo os sinais e deturpando as palavras”, vendeu a banha-da-cobra aos portugueses; e o segundo porque “invertendo os sinais e deturpando as palavras”, chama “prudência” à incapacidade de correr riscos, “ponderação” à falta de capacidade para tomar decisões, e “paciência” à falta de sentido para agir a tempo.

About these ads

2 Comentários »

  1. Conto uma ótima aqui de SÃO PAULO,cidade estado com mais de 11 milhões de habitantes terceiro orçamento do brasil,ganhou um esquerdista de carteirinha,bem formado na escola do Santo Antonio Gramsci,falou os diabos contra o atual prefeito e este ficou calado,finda as eleições cogita-se em nomear para um ministério em Brasilia aquele que nada valia,isto sim e sinais dos tempos os homens perderam tudo,honra vergonha,tanto o que aceitou calado as ofensas,quanto os que o ofenderam e agora veem nele qualidades para ser ministro de estado.

    Comentário por J Carlos Antunes — Terça-feira, 30 Outubro 2012 @ 1:44 pm | Responder

    • Soube pelos me®dia do que se passou em São Paulo, mas como não confio nos me®dia , não tenho uma informação precisa. Porém, tenho uma intuição, que pode estar certa ou errada.

      E a minha intuição é que o Brasil está a entrar pelo cano sem que o povo brasileiro se aperceba do que está a acontecer — assim como os portugueses entraram pelo cano quando votaram nos socialistas de José Sócrates.

      Comentário por O. Braga — Terça-feira, 30 Outubro 2012 @ 1:55 pm | Responder


RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Theme: Rubric. Get a free blog at WordPress.com

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 516 outros seguidores