perspectivas

Domingo, 28 Outubro 2012

Com o Pernalonga no Poder, surgiu uma nova geração yuppie

“O constante aumento do preço dos combustíveis de origem fóssil e o agravamento do efeito estufa são oportunidades que os empresários devem agarrar para investir nas tecnologias verdes, como os painéis fotovoltaicos, turbinas eólicas, mas também redes inteligentes de informação e comunicação.”

via Pedro Norton de Matos: 'O actual modelo de crescimento está falido' – Vida – Sol.

Quando Francis Fukuyama decretou o “Fim da História” com a vitória final do Neoliberalismo de Hayek — tal como Karl Marx já o tinha feito antes com a “vitória final” do comunismo marxista —, foi também o tempo em que Cavaco Silva foi primeiro-ministro; e incentivada por este, surgiu a geração dos “homens de sucesso”. Foi essa geração que logo a seguir escavacou Portugal, seguindo o modelo dos yuppies americanos que escavacaram a Bolsa de Nova Iorque em finais da década de 1990.

Com o “discurso da tanga” de Durão Barroso e com o advento do pântano socialista que se prolongou até ao desvanecimento de José Sócrates, a geração yuppie e escavacada dos “homens de sucesso”, amainou. Mas agora, com a emergência do PSD do Pernalonga, tenta ressurgir uma nova geração yuppie que se apoia em uma visão simplista da realidade, numa certeza messiânica do futuro, e caracterizada por uma cedência e anuência confrangedoras em relação ao politicamente correcto. É o caso deste Pedro Norton de Matos citado em epígrafe.

Por exemplo, há muito tempo que circulam em França automóveis movidos a ar comprimido, com autonomia de 300 quilómetros, 80 cavalos de potência, e com velocidade máxima de 150 km/h — ver vídeo. Naturalmente que esses automóveis movidos a ar comprimido podem ver, no futuro, os seus motores melhorados, de forma a permitirem maiores velocidade, autonomia e potência.

Portanto, o problema da actualidade é, de facto, económico — mas não porque o modelo económico vigente, entendido em si mesmo, esteja “falido”; porque não está!.

Imaginem, por exemplo, que a África do Sul, que é o maior produtor de ouro do mundo, começava vender refrigerantes com cápsulas (tampas) em ouro: num primeiro momento haveria uma “caça às cápsulas”, mas seguindo o princípio económico dos marginalistas, rapidamente o ouro em circulação seria tanto que perderia uma parte muito considerável do seu valor, causando uma catástrofe económica e financeira a nível mundial.

De modo semelhante, e por exemplo, se o automóvel movido a ar comprimido se tornasse, de um dia para outro, comum e vulgar, aconteceria uma hecatombe económica e financeira global — porque “as coisas valem aquilo que dão por elas”, e o petróleo passaria a valer o preço da chuva, com prejuízos enormes de muitas empresas cotadas nas Bolsas de todo o mundo. Aconteceria um choque económico e financeiro global catastrófico: seria “pior a emenda do que o soneto”.

Ou seja: o discurso do tal Norton de Matos é yuppie, balofo e bacoco. Por exemplo, as soluções alternativas ao petróleo já existem realmente hoje; não pertencem ainda ao futuro. A tecnologia de fusão nuclear (em alternativa à fissão nuclear que produz resíduos) já está em um estado avançado de desenvolvimento; e é a fusão nuclear que é a solução global do futuro, e já não as estórias politicamente correctas de “moinhos de vento” de que os Norton de Matos deste país são os Dom-Quixotes e os Sanchos-Pança.

About these ads

Deixe um comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Theme: Rubric. Get a free blog at WordPress.com

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 519 outros seguidores