perspectivas

Terça-feira, 23 Outubro 2012

Quando os ditos “monárquicos” defendem a soberania, e também o Acordo Ortográfico

Defender a soberania portuguesa e, simultaneamente, defender o Acordo Ortográfico, é uma contradição em termos. Se o movimento monárquico português pretende conciliar o irreconciliável, está condenado ao fracasso porque faz parte integrante do sistema.

Defender a soberania é defender, em termos gerais, aquilo que é estritamente português, o que passa obviamente pela defesa da cultura e da história portuguesas. Ora, o Acordo Ortográfico é imposto aos portugueses ao arrepio da sua cultura, tradição e história.

Portanto, defender a soberania e, ao mesmo tempo, defender o Acordo Ortográfico parece ser uma incoerência que decorre da estupidificação intelectual de quem está mandatado para escrever em nome do movimento monárquico.

Aqui, não se trata de “pluralismo”. Não é possível ser “soberanista desta maneira”, “soberanista daquela maneira”, e ainda “soberanista de aqueloutra maneira”. Ou se é soberanista, ou não.

O que pode ser plural é a acção política que decorre da aceitação prévia do paradigma da soberania. E o paradigma da soberania assenta, nomeadamente, no respeito pela especificidade da cultura e da história de Portugal.

E se o movimento monárquico não é soberanista, então que se deixe de hipocrisias. Se o que interessa ao movimento monárquico é a manutenção do status quo apenas com a mudança de elites no poleiro, que o diga. A monarquia não é uma espécie de “novo negócio republicano”.

Com monárquicos destes, não precisamos de anti-monárquicos. Com soberanistas destes, não precisamos de vendilhões da pátria.

About these ads

1 Comentário »

  1. Plenamente de acordo.

    Comentário por guttendorf — Quarta-feira, 31 Outubro 2012 @ 11:02 pm | Responder


RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Theme: Rubric. Get a free blog at WordPress.com

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 520 outros seguidores