perspectivas

Sexta-feira, 5 Outubro 2012

MANIFESTO DA CAUSA REAL À IMPRENSA

Filed under: Portugal — orlando braga @ 6:56 am
Tags:

«Neste dia, há precisamente oitocentos e sessenta e nove anos, nascia formalmente o que já se anunciava: uma ideia, um projecto, uma Nação que veio a ser Portugal.

Neste dia, oitocentos e sessenta e nove anos depois, é o País que está em risco. Privado de uma fatia importante da sua soberania, e financeiramente dependente do exterior, Portugal encontra-se , perigosamente, à beira de um abismo.

Os dias estão carregados da indignação de quem sofre sem saber para quê, do desespero de quem não encontra alternativa para os seus problemas. Os tempos que vivemos são marcados pela ausência de esperança de todos os que procuram, mas não encontram, uma saída.

Mas ela existe.»

ler o resto em Família Real Portuguesa: MANIFESTO DA CAUSA REAL À IMPRENSA.

D. Afonso Henriques: ninguém fez mais por Portugal

2 Comentários »

  1. Aqui no Brasil, assim como em Portugal existe também um movimento monarquista (provavelmente o senhor já deve ter conhecimento), o Chefe da Casa Imperial Brasileira é o D. Luís Gastão de Orleáns e Bragança, bisneto da princesa D. Isabel Leopoldina de Bragança, portanto trineto do Imperador D.Pedro II.
    No entanto se trata de um movimento ao meu ver sem qualquer perspectiva de triunfo a médio e nem talvez a longo prazo. Isso porque é um movimento com um número extremamente reduzido de apoiadores, não há qualquer menção por parte da mídia (mesmo que fosse grande com certeza não haveria, ou se houvesse, seria com o intuito de desqualificação).
    Na verdade em 1993 ocorreu um plebiscito onde o sistema republicano saiu vitorioso com 86,6% dos votos válidos contra 13,4% da monarquia. Logo em seguida fizeram um novo para definir o sistema de governo republicano, onde o presidencialismo obteve 69,2% dos votos contra 30,8% do parlamentarismo. Uma pena, porém não acredito se acaso o povo tivesse escolhido a restauração da monarquia na época, ou mesmo se isto ocorresse hoje a situação do Brasil melhoraria, pois o problema do Brasil é muito mais profundo do que a forma de governo, é antes de tudo moral e cultural.
    Mas queria saber sobre esse movimento em Portugal, ele é forte ? Tem um apoio popular razoável, espaço na mídia, no parlamento, enfim, há uma possibilidade razoável de no futuro de próximo ou a médio prazo ocorrer uma mudança dessas dimensões em Portugal ?

    Comentário por Leonardo Barbosa — Sexta-feira, 5 Outubro 2012 @ 5:32 pm | Responder

    • 1/ Em Portugal, a república nunca foi referendada.

      2/ A república foi implantada por golpe-de-estado jacobino em 1910, e contra a vontade da maioria do povo. Basta ler os relatos da época, escritos por exemplo por Fernando Pessoa, para sabermos que a maioria do povo fora de Lisboa não era republicana.

      Comentário por O. Braga — Sexta-feira, 5 Outubro 2012 @ 6:17 pm | Responder


RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

The Rubric Theme Blog em WordPress.com.

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 449 outros seguidores