perspectivas

Quinta-feira, 4 Outubro 2012

Carlos Fiolhais e a Caixa Geral de Depósitos

“Julgo que não vale a pena ter um banco público que quase só serve os interesses da oligarquia partidária que, de um modo irresponsável e penoso, se vai alternando no poder. Escolham só a melhor altura para o vender.”

via De Rerum Natura: CAIXA BAIXA.

O Carlos Fiolhais teve razão até ao último parágrafo: fez o diagnóstico correcto e depois aplicou a receita errada. Detectou a causa da doença, e para a curar radicalmente, recomenda a eutanásia.

1/ O Banco de Portugal já não é de Portugal; em termos práticos, é apenas e só uma filial do BCE [Banco Central Europeu]. Se privatizarmos também a Caixa Geral de Depósitos, o Estado português fica sem qualquer instrumento de intervenção directa na economia.

2/ Nos países da União Europeia que conheço, existem Bancos do Estado. Por exemplo, na Alemanha existem vários Bancos do Estado, e um deles é a Sparkasse que é uma espécie de Caixa Geral de Depósitos alemã. Portanto, não percebo por que razão Portugal terá que ser a excepção à regra europeia…!

3/ Se a Caixa Geral de Depósitos só serve a oligarquia partidária, então tem que se acabar com o mal. Ou seja, terá que se acabar — utilizando a força bruta, se necessário — com a influência desmedida e desregrada da oligarquia partidária (que passa pela influência da maçonaria, como todos sabemos) na sociedade portuguesa; e não transformar Portugal em excepção à regra europeia.

Deixe um comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Theme: Rubric. Get a free blog at WordPress.com

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 515 outros seguidores