perspectivas

Domingo, 26 Agosto 2012

A lógica neoliberal: um erro justifica sempre outro erro

A leitura deste texto do CAA causa-me quase tantas náuseas quanto um qualquer texto de um dirigente do Bloco de Esquerda sobre o mesmo assunto. O espírito é idêntico: dispara para todos os lados e mistura batatas e brócolos.

A lógica neoliberal é esta: se a RTP deu prejuízos no passado, então não há como reformar a RTP: antes, há que privatizar o negócio. Desta forma se justifica o erro do passado, e até podemos legitimamente pensar que a gestão danosa do passado, a que o Partido Social Democrata não esteve alheio, foi propositada: fez-se com que a RTP tivesse prejuízos acumulados para agora se poder justificar a sua privatização. É assim que os revolucionários de esquerda e de direita “constroem” o futuro através de uma política de terra queimada no passado.

Um neoliberal, como é o caso do CAA, não consegue distinguir “política cultural” de “política da cultura”; e um militante do Bloco de Esquerda, também não. São parecidos. Tanto para um, como para outro, só existe “política cultural”. Mas a verdade é que existe uma coisa diferente de “política cultural”: é a “política da cultura” que envolve, por exemplo, a política da língua.

Uma coisa seria privatizar um canal da RTP; outra coisa bem diferente é privatizar tudo em nome do dogma neoliberal. Este governo já começa a cansar.

About these ads

Deixe um comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

The Rubric Theme. Blog em WordPress.com.

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 450 outros seguidores