perspectivas

Sexta-feira, 20 Julho 2012

Nacionalismo e liberalismo

Filed under: Política,Portugal,Sociedade — orlando braga @ 12:50 pm
Tags: , ,

Ainda acerca da homenagem de Passos Coelho aos heróis da FRELIMO, e da sua não-homenagem aos combatentes portugueses mortos na guerra colonial:

Um dos erros dos liberais portugueses — representados em grande parte, pelo PSD do Pernalonga, por uma grande parte do CDS/PP, e pelo sincretismo maçónico e político do Partido Socialista — é que são ou mesmo anti-nacionalistas radicais, ou a favor da desnacionalização paulatina e “reformista” de Portugal.

Ora, um liberal não tem que ser necessariamente anti-nacionalista. Um liberal é alguém que defende a primazia estatutária do indivíduo na sociedade, mas esta defesa do indivíduo não é incompatível com o princípio da defesa da nação. Defender o indivíduo português — e não o cidadão! — não significa necessariamente a desnacionalização de Portugal.

E porque o liberal português é anti-nacionalista [na medida em que é, na sua esmagadora maioria e em juízo universal, a favor da construção do leviatão europeu e a favor da desnacionalização de Portugal], os nacionalistas portugueses e por reacção a esses liberais anti-nacionalistas, são obrigados a tomar posições anti-liberais. Mas os nacionalistas também não tem que ser necessariamente anti-liberais, porque defendem a nação — e não o Estado! — que é composto de indivíduos.

Entroncam aqui uma série de equívocos nacionais; por exemplo, a ideia segundo a qual um nacionalista é necessariamente um defensor acérrimo do Estado plenipotenciário (PNR e PCP). E a ideia segundo a qual um liberal é um defensor do cidadão (CDS/PP). E, finalmente, a ideia segundo a qual um liberal deve ser um elemento activo de desnacionalização portuguesa (Bloco de Esquerda, Partido Social Democrata e sincretismo socialista).

O europeísmo, entendido como desnacionalização portuguesa, é a expressão vulgar desse liberalismo anti-nacionalista coevo.

About these ads

Deixe um comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Theme: Rubric. Get a free blog at WordPress.com

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 505 outros seguidores