perspectivas

Segunda-feira, 18 Junho 2012

Sobre as eleições na Grécia

Filed under: Europa,Política — O. Braga @ 8:01 am
Tags: ,

As eleições na Grécia demonstraram que 1) o país está polarizado politicamente; 2) que a situação (ainda) não descambou totalmente porque a Grécia está isolada internacionalmente (ausência de apoio político externo de ruptura, pelo menos, explícito e visível); 3) e que a plutocracia internacional [os donos da dívida grega] está a cometer um erro idêntico ao que cometeu, no passado recente, o materialismo dialéctico, ao reduzir as causas dos fenómenos sociais a uma só causa: a económica.

O problema grego vai já muito para além da causa económica considerada como única; a situação de polarização política na Grécia não pode ser reduzida à economia. De facto, parece (mas não é) que a única causa do problema grego é económico/financeiro, mas apenas porque existe uma aglutinação de causas que formam uma unidade de condução da vida social grega — unidade de condução, essa, que se caracteriza, neste momento, por uma polarização política, mas que pode anteceder uma espécie de “estado religioso”, em que uma determinada teoria radical coincide com o sentimento fundamental das massas. A economia é apenas um dos factores presentes neste processo.

Este fenómeno de reconhecimento da actual incapacidade política não é só grego. Em França, por exemplo, a extrema-direita já entrou no parlamento francês, o que revela que a vitória do Partido Socialista francês, nas últimas eleições, é uma vitória de Pirro: tudo o que o governo de Hollande venha a fazer, apenas conduzirá a uma maior e crescente polarização da vida política francesa e ao reforço político do partido de Marie Le Pen.
Na Holanda, acontece um processo semelhante ao francês; e em outros países da Europa, começam a aparecer idênticos sintomas político-sociais. A incapacidade política da União Europeia e das elites plutocráticas está a conduzir à destruição do seu paradigma político/social, quase como se de uma espécie de fatalismo ou de um determinismo se tratasse.

About these ads

Deixe um comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Theme: Rubric. Get a free blog at WordPress.com

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 516 outros seguidores