perspectivas

Segunda-feira, 4 Junho 2012

O mito da democracia dos países anglo-saxónicos

Os países anglo-saxónicos sempre foram apontados como exemplos de democracia; mas isso já não é verdade. Dos países anglo-saxónicos resta-nos hoje o mito. O que se está a passar nos Estados Unidos de Obama, na Inglaterra de Cameron e no Canadá, só para dar três exemplos, dão-nos indicações seguras de que a democracia, conforme entendida até há pouco tempo — liberdade de expressão, transparência do Estado, e responsabilização dos governantes —, entrou em decadência acelerada.

Na Inglaterra do “conservador” Cameron [é tão “conservador” quanto é o Adolfo Mesquita Nunes], por exemplo, o “casamento” gay vai ser imposto ao povo inglês contra mais de 70% de oposição na opinião pública. Se isto é democracia, então que venha a ditadura: ao menos, a ditadura não mente.

Nos Estados Unidos de Obama, e não fosse a liberdade estatutária dos estados federais, o desastre americano seria ainda maior do que já é; por exemplo, do ponto de vista da economia, Barack Hussein Obama é uma catástrofe escatológica: a cada segundo que passa, os Estados Unidos endividam-se em mais 15.000 dólares.

1 segundo = + 15.000 US Dollars [só em juros da dívida] acrescentados à dívida do Estado americano. Tudo isto é feito à moda da esquerda: borrifando-se para o povo e para o seu futuro.

Do Canadá, recebo a notícia de que os números dos abortos registados no país vão passar a ser confidenciais e considerados “segredo de Estado”, e o seu acesso proibido à comunicação social, e a informação vedada à opinião pública. Quando chegamos ao ponto de as estatísticas do aborto serem consideradas segredo de Estado, ficamos já com uma ideia do estado cadavérico da democracia no Canadá.

Apesar da hecatombe que assolou Portugal com os governos de José Sócrates, devo reconhecer, apesar de tudo, que o Portugal de hoje é um exemplo de democracia para muitos países anglo-saxónicos.


About these ads

Deixe um comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Theme: Rubric. Get a free blog at WordPress.com

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 520 outros seguidores