perspectivas

Sexta-feira, 11 Dezembro 2009

O socratinismo controla e abusa da justiça

O director do semanário “O Sol” conta-nos aqui um episódio insólito digno de um país em um processo político totalitarizante. Eu, que já vivi num país com um regime marxista (Moçambique da Frelimo, entre 1975 e 1976), senti arrepios na espinha quando lia o artigo do JAS, porque passei por momentos semelhantes ao relatado pelo JAS. Nesse país, a justiça era pulverizada através de um sem número de entidades autorizadas a interrogar os cidadãos ― não era só a polícia ou os tribunais que procediam a interrogatórios; até os “comités de bairro” estavam autorizados pelo sistema a interrogar qualquer morador do bairro em que operavam.

Quando vemos um tribunal delegar num Centro de Reinserção Social o interrogatório de um arguido de um processo que está em trânsito em tribunal, percebemos que alguma coisa de muito grave se passa neste país no que respeita às liberdades e garantias. É preciso retirar José Sócrates e o seu partido socialista do poleiro antes que seja tarde demais para evitar a violência neste país.

É óbvio que a justiça está dividida pela simpatia político-partidária dos juízes. Existem juízes situacionistas, juízes contra a situação, e juízes mais independentes que outros. E também não tenho dúvidas que em casos mais polémicos e visíveis como o do JAS, os juízes são indigitados para os diversos processos de forma a que a sua indigitação pareça aleatória, quando na verdade se trata de uma nomeação directa e encapotada. A corrupção que grassa na política já corrompeu a justiça.

About these ads

Deixe um comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed para os comentários a este artigo. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

The Rubric Theme. Create a free website or blog at WordPress.com.

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 491 outros seguidores