perspectivas

Segunda-feira, 31 Março 2008

A nova “arte” niilista

Arquivado em: cultura — O. Braga @ 5:55 pm
Tags:

arte_niilista.jpg

A nova esquerda niilista, que evoluiu a partir da Utopia Negativa marxista-cultural, manifesta-se também por meio de Guillermo Vargas Habacuc, um “artista” da Costa Rica que amarrou um cão abandonado no interior da Bienal Centro-americana de Arte, deixando-o morrer à fome e sede, e chamando a isto a “arte do futuro”.

Habuc pretende repetir a “obra-de-arte” na Bienal de 2008, e por isso, criou-se um movimento de opinião pública contra esta selvajaria.

Ver outras imagens da “obra-de-arte” moribunda:


http://img505.imageshack.us/img505/1990/dscn8139vk6.jpg

http://img339.imageshack.us/img339/5848/dscn8146pu4.jpg
http://img259.imageshack.us/img259/5720/dscn8153yv8.jpg
http://img218.imageshack.us/img218/7240/navitividad1cq9.jpg
http://img218.imageshack.us/img218/7937/navitividad4so6.jpg
http://img218.imageshack.us/img218/5895/perritoho5.jpg

Adenda ( 3/6/2008 )

Depois de ler este postal, ocorreu-me o seguinte:

    1.O postal começa com a seguinte frase:

    “Hello everyone. My name is Guillermo Habacuc Vargas. I am 50 years old and an artist.” — Habacuc fala na 1ª pessoa, naturalmente: “O meu nome é Habacuc”. Certo?

    Mais adiante, Habacuc decide, por alta recreação e insultando a nossa inteligência, falar na terceira pessoa (ele) do pretérito perfeito:

    Habacuc said his work was a homage to Natividad Canda, a Nicaraguan who died after being attacked by two rottweiler dogs in a workshop in Cartago.

    Em resumo: Habacuc começou com um “eu”, e depois deu-lhe na carambola e passou a tratar-se pessoalmente por “ele”…

    2.O simples facto — a ser verdade a desculpa esfarrapada revelada por este postal — de o cão estar moribundo, não justifica a sua exposição sem comida nem bebida, e o facto reconhecido pelo Habacuc — que se trata a si próprio simultaneamente como “eu” e “ele” — é o de que o cão não foi alimentado e passou sede, e por acaso ou não, morreu no dia seguinte.

    3.Por muitos cães que andem abandonados, pegar num deles e colocar numa exposição — um dia que seja — à sede e à fome não é acção que possamos classificar de dignificante.

E pronto: face ao “coitadismo”, que tal o “inteligentismo”?

26 Comentários »

  1. Isto é arte?
    http://denuncianimal.wordpress.com/2008/03/30/isto-e-arte/

    Comentário por adolfus — Terça-feira, 1 Abril 2008 @ 1:02 am

  2. Assassino, deveriam colocar esse louco, psicopata amaarrado para deixá-lo morrer de fome!!!qm faz isso com animal faz com crianças e idodos!!!

    Comentário por Adriana — Quinta-feira, 10 Abril 2008 @ 6:51 pm

  3. não só ele deve ser amarrado ,mas todos que foram lá, viram essa monstruosidade e nada fizeram…!!!um é louco , e quem deixou ele fazer isso? é o que ?!! e todas as pessoas frias que viram e acharam normal?!! interna todos?!! o ser humano chegou ao fundo do poço…quanto mais conheço os homens ,mais gosto dos animais

    Comentário por cristina helena — Segunda-feira, 21 Abril 2008 @ 7:31 pm

  4. gente pelo amor de Deus isso é uma coisa mais do que absurda.
    Matar um ser vivi e dizer que isso é uma arte.
    Isso é coisa de louco!!!

    Ja que essa criatura diz que isso é uma arte,porque que ele mesmo não se amarra la pra todo mundo ver,e sentir o que esse pobre cachorro que era abandonado sentiu…

    Aíí se ele não tiver nenhum remorso com isso né.
    É porque ele alem de ser uma pessoa louca é sem coração também né!
    [...]

    Comentário por Fernanda — Quarta-feira, 21 Maio 2008 @ 3:08 am

  5. Nunca pensei que um “artista” fosse capaz de tamanha crueldade.

    Na verdade, isso jamais será um artista, toda a crueldade que esse pobre cão sofreu, não há palavras no mundo que possam descrever o sofrimento, a agonia desse pobre animal…

    Infelizmente, a maioria de nós humanos, vê isso e não faz nada…

    Comentário por Lene — Quinta-feira, 22 Maio 2008 @ 3:49 am

  6. Perai, essa história é tão absurda que parece até apelo de corrente de spam. Nem aquele cara que plastificava cadaveres e falava que tinha sido ele que esculpiu chega perto disso.

    Comentário por Gustavo Doo — Quarta-feira, 28 Maio 2008 @ 12:57 pm

  7. ASSASSINO!!!!!!!!!!!!!!!

    Deveriam amarrar esse sujeito e arrastar pendurado no parachoque de um carro para ele sofrer!!!

    ASSASSINO, DESGRAÇADO !!!!!!! Não merece a vida!!!!

    Comentário por Roberto — Quarta-feira, 28 Maio 2008 @ 5:07 pm

  8. gostaria de pegar a mãe dele para fazer virar arte.

    Comentário por paulo de tarso silvera — Quinta-feira, 29 Maio 2008 @ 4:25 pm

  9. Gente! Se isto é arte, as pessoas deviam ver uma arte de verdade!!!

    Elke que se amarre em uma corda sem comer e se deixe morrer!!!

    que horror!!!!!!!!!!!!!!!!

    Lá nao existem leis contra isto ai nao?? Matar um cachorro e dizer que é arte…
    SE MATA HABACUC

    Comentário por Marina — Sexta-feira, 30 Maio 2008 @ 10:49 pm

  10. Podemos sugerir que o próprio “artista” se amarre numa corda e fique sem água ou comida, é bem capaz que ele aceite, loucura por loucura…

    Comentário por Hilana — Domingo, 8 Junho 2008 @ 2:39 pm

  11. Arte? isto nao é arte!
    arte é a nobreza dos homens de mostrarem o belo
    isto é um assassino que por mais nada saber fazer…achou se no direito de mostrar o pior do ser humano,quem sera aqui o verdadeiro animal?! matem exe homem, nao deixem que desrespeite a arte….mas sobretudo a vida de um ser indefeso……………………….façam alguma coisa como ek isto é possivel
    …………………………………….PULHA!

    Comentário por daniela — Terça-feira, 12 Agosto 2008 @ 12:03 am

  12. ISTO NAO É ARTE
    EXE HOMEM É DOENTE….AFINAL QUEM É AQUI O VERDADEIRO ANIMAL? COMO EK ESTE HOMEM AINDA NAO FOI MORTO, PRESO CASTIGADO
    E COMO QUEM VE NADA FAZ? FAÇAM ALGUMA COISA
    QUEM SERA A SUA PROXIMA VITIMA? POBRE ANIMAL INDEFESO
    PULHA COBARDE
    AMARRA TE A TI ASSASSINO!

    Comentário por daniela — Terça-feira, 12 Agosto 2008 @ 12:08 am

  13. Se o imbecil fez uma coisa destas, ele é louco, não há dúvidas quanto a isso. Ele, pessoalmente, até tem o direito de ser louco.

    Quem não tem o direito de permitir e endossar uma coisa destas é o local de exposição e muito menos os visitantes que por lá passaram.

    Eu sinceramente não consigo acreditar que ninguem teve a audácia (se é que se pode chamar de audácia esta obrigação) de VIOLAR esta instalação e carregar o pobre cão de lá. Se não, ao menos uma denúncia urgente. Eu o teria feito.

    Comentário por Luis — Quarta-feira, 13 Agosto 2008 @ 6:21 pm

  14. [...] racionalizada pela ética. Por dedução, a ética é inseparável da estética. Por isso é que arte deste calibre é esteticamente sofrível, pelo menos enquanto os valores éticos da sociedade não forem mudados. [...]

    Pingback por A estética, segundo Kant, Kierkegaard e Adorno « perspectivas — Quinta-feira, 14 Agosto 2008 @ 4:24 am

  15. Deixe-me ver…Humm!! Nesse caso Hitler talvez seja um dos maiores “artistas” de sempre…e já agora, a guerra do Iraque terá sido uma enorme inspiração artistica de Bush…O ataque contra as torres gémeas em Nova York terá sido a maior obra de “arte” de Bin Laden… Definitivamente não é o caminho que se pretende e nada há que possa servir de justificação a tão bárbara e hedionda atitude! Lamento profundamente.

    Comentário por Abel Querido — Domingo, 17 Agosto 2008 @ 3:58 pm

  16. Todos nos temos o prazer de fazer coisas boas, cada individuo tem capacidades distintas, amar, proteger,maltrar,matar e muito mais.Este ser inferior ao lixo,(pois até mesmo o lixo se for reciclado pode-se aproveitar alguma coisa, mas este ser nada aproveita-se)pode ter certeza de uma coisa,vc pagará muito caro por esta selvageria a um ser que não pode se defender, eu pesso a Deus que tenha piedade de vc, que vc possa um dia ser amado por alguem ou por animal, sua arte não me comoveu da forma que vc vê.
    PRESTE BEM ATENÇÃO JESUS TE AMA MUITO, NÃO JOGUE SUA VIDA NO INFERNO.

    Comentário por dodo — Terça-feira, 21 Outubro 2008 @ 6:38 pm

  17. Escroto ,não?
    Uma ofensa ao público e aos profissionais da arte.
    A única eaboração que esse cara teve foi a “intelectualóide” , pois teve que justificar a si e ao público as razões por deixar um ser vivo morrer, gerando condições pra que isso acontecesse.
    Eu abomino a arte elitista de museus , desde antes desta droga , agora está confirmado que smente neste ambiente elitista e burguês um absurdo deste poderia ser permitido!
    “Vamos chorar a morte e a miséria dos homens num museu elitista, enquanto eu mato um cachorro na cara de todo mundo e me engordo no meu apartamento!” Gênio incompreendido é fogo!!!

    Comentário por glaudepaula — Sexta-feira, 28 Novembro 2008 @ 2:43 am

  18. @GlaudePaula:

    O “artista” em causa é “progressista” e de “Esquerda”.

    Comentário por O. Braga — Sexta-feira, 28 Novembro 2008 @ 5:02 pm

  19. Sem comentarios…
    So consigo é imaginar o sofrimento do animal, sem comida, sem agua, sem uma manta pra se enrrolar ou esconder o seu estado. Estar á vista de todos, no meio de uma galeria, onde todos os que lá vao, irao pra apreciar arte e n pra ver o pobre de um animal a sofrer desalmadamente!
    coitado do pobre, que devia de pensar: nasci eu pra isto, pra todos me verem a sofrer, pra todos verem o de tao ‘engraçado que sou’ quando estou a morrer! Mas este n pensa como nós… apenas vê as pessoas, esperando que alguma mente caridosa o tire dakela aflixao!

    =( triste… muito triste…
    Cabrao devias de ir pra la tu, mas com a boca e maos amarradas, pq um cao n fala, e n tem como se defender…

    Comentário por ana — Quarta-feira, 17 Dezembro 2008 @ 4:45 pm

  20. [...] como: cultura — O. Braga @ 5:07 pm Tags: arte, cultura Se olharem para os comentários deste postal, verificam que as pessoas fazem naturalmente a distinção entre o “agradável” e o “belo”. [...]

    Pingback por Diferença entre o “belo” e o “agradável” « perspectivas — Quinta-feira, 18 Dezembro 2008 @ 5:07 pm

  21. Penso que um artista que usa a morte de um animal indefeso para se promover não pode ser chamado de artista, nem de ser humano, e sim de egocentrista ,sem talento para se promover por seus próprios méritos. Foi a forma mais desumana ´possível. Não existe em lugar nenhum no universo, um motivo que justifique a crueldade deste quadro. E fico perplexa, sem entender como que os organizadores deste evento permitiram esta situação.Lamentável.

    Comentário por cristina — Segunda-feira, 22 Dezembro 2008 @ 11:03 pm

  22. A suposta “arte” dessa coisa chamada Guillermo Vargas Habacuc, sim porque isso não pode ser considerado um ser humano. O que mais me choca não é a demência desse atrasado mental mas sim a indiferença das pessoas na última foto. Como é possível estarem ali a empanturrarem-se e a beberem como se estivessem numa festa com um ser vivo a definhar cheio de ferimentos mesmo junto aos seus pés? não tnh mais nada a dizer, simplesmente que o ser humano é a espécie mais ridícula que existe na terra, pois somos os únicos capazes de ‘comer’ aquilo pra que um dia sorrimos.

    Comentário por Carolina — Sexta-feira, 9 Janeiro 2009 @ 2:07 pm

  23. Esse cara não tem a minima noção do que é arte ele é apenas um assassino em massa, sem sentimentos… E nessas horas que algém deveria pega-lo e coloca-lo na galeria e fazer o mesmo com ele… ou até mesmo pior… O que ele fez é digno de um mostro sem alma… Que merece um fim muito triste… Não tenho palavras para expressar o quanto horrorizada eu estou… Nem mesmo sei como algém pode fazer isso…como ele teve coragem de ser tão cruel, tão mesquinho e tão mostruoso…Não desejo a morte dele pois isso seria bom demais para ele…

    Comentário por Yasmin — Segunda-feira, 6 Abril 2009 @ 6:34 pm

  24. É realmente triste ver como o ser humano consegue sempre se superar em ser mesquinho, mal, vil, cruel, ridículo e inescrupuloso. Depois que vi esta foto com este lindo animalzinho sendo humilhado, maltratado e deixado com fome, sede, frio e medo numa terrível situação, me senti mal de ser um ser humano como este infeliz que fez isto com este cachorro. Me senti mal por participar de uma sociedade onde alguém pode por livre vontade querer fazer o mal, se justificando através da arte. Meus sinceros pêsames aos infelizes que pensam que isto é arte, ou qualquer coisa parecida.
    Se eu estivesse no lugar daquela pessoas vendo um pobre cachorro sendo tratado daquele jeito não pensaria duas vezes antes de destruir aquelas amarras, e processar desde o artista ao dono da galeria, esta gente deve ser presa, por mal tratos aos animais. E todos que viram o pobre cachorro e não fizeram NADA, são pessoas tristes que não tiveram a coragem de fazer alguma coisa para melhorar a vida de algum ser, covardes, tristes e tão inescrupulosas quanto o criminoso que fez isto com o pobre animal.
    Não consigo nem expressar minha indignação e nojo a pessoas tão miseráveis.

    Comentário por Bruno Miranda — Segunda-feira, 4 Maio 2009 @ 10:34 pm

  25. Ao ver isto, tenho vergonha do ser humano. Como alguém consegue ser tão cruél . Mas ainda mais triste é saber que varias pessoas viram o sofrimento do cão e .. NAO FIZERAM NADA ???
    É lamentável isto ..

    Comentário por Ana — Quinta-feira, 14 Maio 2009 @ 10:19 pm

  26. Eu fico imaginando essa cena …

    Uma pessoa capaz de fazer isso deve ter o coração PODRE!!!

    Arte???

    Há Há… Tomara que quem fez isso sofra amargamente
    A justiça do homem pode até demorar…
    Mas a justiça de Deus tarda más não falha.

    Comentário por Johnny — Terça-feira, 2 Junho 2009 @ 11:27 pm


Feed RSS para comentários a este post. TrackBack URI

Publicar um comentário

Blog em WordPress.com.