perspectivas

Quinta-Feira, 13 Março 2008

Coerentemente hipócrita

Arquivado em: Religare, ética — O. Braga @ 10:49 am
Tags: , , , , ,

Eliot Spitzer passou toda a sua vida política a atacar a hipocrisia do casamento tradicional e a apoiar a luta anti-calvinista das posições a favor do aborto sem limite de tempo de gravidez, mas quando se descobriu que ele participou num circulo de prostituição de alto coturno, Spitzer demitiu-se — o que é um contrasenso. Porque é que ele se tinha de demitir?! Aqui só pode existir a mão da cultura calvinista, porque Spitzer não foi hipócrita, mas absolutamente coerente com as suas posições políticas. A demissão de Spitzer revela a subordinação da cultura política americana à moral calvinista.

Quando um filho-da-puta se assume publicamente como tal, não existe direito que o possa punir, em nome da sua coerência. Todo o filho-da-puta assumido é coerente. Os verdadeiros hipócritas são os que se dizem contra a filha-da-putice e depois verificamos que eram filhos-da-puta como os outros.

A coisa é simples: a censura moral só existe se não assumires os teus podres em público. Mais: basta que um calvinista meta o pé na argola, para todos os calvinistas serem medidos pela mesma bitola. Existe uma necessidade premente, instintiva, de instituir uma bitola que meça o ser humano a partir da irracionalidade. Quando um frade alemão comprava material pornográfico, todos os frades passam a comprar material pornográfico. Quando J.K. Rowling (autora do Harry Potter) diz que sofreu a ameaça de um católico, Rowling, em entrevista à TV, comparou todos os católicos aos islamitas fundamentalistas. E portando, existe a necessidade premente de os republicanos irem dar uma volta, porque em nome da coerência generalizada — e contra a hipocrisia calvinista de uns poucos que comprometem irremediavelmente todos — passa o mundo a ser instintivamente mais compreensível.

Por aqui, se eu fosse americano, afastado que está Huckabee, e sendo coerente com a minha hipocrisia, votaria McCain.

Sem comentários ainda »

Ainda sem comentários.

Feed RSS para comentários a este post. TrackBack URI

Publicar um comentário

Blog em WordPress.com.