perspectivas

Terça-feira, 13 de Novembro de 2007

“Fascista”, isto é, “vai mamar na quinta pata”

Arquivado como: Europa, Política — O. Braga @ 6:19 pm
Tags: , , , , , , , ,

Na cimeira Ibero-americana de Santiago (Chile), assistimos a um episódio revelador do absurdo do mundo em que vivemos: um católico de Esquerda (Hugo Chavez) chama “fascista” a um católico de Direita ausente e reformado (Aznar), tendo como alvo óbvio um timorato e consensual ateu islamófilo defensor do Estado anticristão, libertário e republicano (Zapatero), e um rei católico que ordena que o outro católico presente se cale (Juan Carlos). Só lá faltava o diabo em pessoa, porque, aparentemente, todos falaram em nome do seu verdadeiro deus: o vil metal.

Quando Chavez insultou Aznar, não insultou só Aznar: insultou a Espanha de Zapatero que em quase tudo é igual à Espanha de Aznar – e no que resta tornou-se pior. Chavez utilizou o termo “fascista” porque não poderia utilizar o termo “filho-da-puta” por respeito às senhoras presentes na conferência. Se não estivessem lá senhoras, Chavez imaginar-se-ia numa caserna, e em vez de chamar “fascista” a um símbolo espanhol da actualidade, desbocaria um chorrilho de mal-aventuranças de fazer corar um carroceiro. Mas desta vez, desculpo Chavez:

“Fascista” é como o “vestido preto” da Ivone Silva: “com o vestido preto, não me comprometo”. Com “fascista”, Chavez incluiu as misérias humanas todas e possíveis, resumiu os epítetos e poupou uma ladainha de insultos que poderia, fastidiosamente, ocupar toda a conferência. “Fascista” insulta a mãe, o pai, a prole, a árvore genealógica até ao ancestral mais próximo do Neandertal, os amigos, o cão e o gato de Aznar, e insulta principalmente a actual política externa espanhola de Zapatero e a sua patética aspiração supremacista, de que Portugal está também a ser vítima, por via da União Europeia e com o apoio declarado desta.

Sem Comentários »

Ainda sem comentários.

RSS feed para os comentários desta entrada. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog em WordPress.com.